segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Entrando No Limite

E lá estamos nós aqui falando de novo da emissora mais falada do Brasil, a Rede Globo de televisão, porém, desta vez eu não jogarei todos meus cachorros em cima dela, só alguns. As noites de quinta e domingo agora nos brindaram com um dos programas mais inteligentes e mais bem sucedidos da década 2000, No Limite. O programa (Que foi o primeiro reality show da emissora) consiste em reunir anônimos em um cenário precário, eles terão que brigar pela própria sobrevivência, seja ela no jogo, participando de provas que levará a equipe perdedora a eliminar um de seus integrantes, ou no seu sentido real, pois eles não tem qualquer benefício relacionado a alimentos, higiene e etc...
Você leitor deve estar se perguntando: “se o programa é ótimo e já conhecido, então por que você irá falar sobre algo que não surpresa para ninguém?” E eu te respondo, não estou aqui para falar do No Limite, e sim para utilizá-lo como exemplo do “medo” que a Rede Record está causando a Globo, fazendo-a renascer velhos medalhões para não ver sua audiência se transpor a Rede Record.
A um bom tempo a Record vem investindo em programas que começaram a chamar atenção da audiência, mesmo de forma desenfreada e não inteligente (pra não chamar de burra ^^). Novelas com autores, diretores e atores ex-globais (ou excluídos da Globo ou que não passaram no teste pós-malhação) estão levando telespectadores e canais de fofoca (Rede TV) a direcionar alguns minutos do seu tempo debatendo episódios e comentando possibilidades, futuro e etc... como fazem com as da globo.
A mais comentada é a Mutantes e suas definições. Ela mesmo, a novela que nunca acaba e que usa os mesmos efeitos especiais do Chaves. Seus dinossauros feitos de papel, seu roteiro escrito por uma criança de 10 anos, seu elenco recheado (só se for de guloseimas, já que a Preta Gil faz parte dele) e seus vampiros (que felizmente não brilham) dão grande audiência a emissora, já que a novela está na sua 3º edição e ainda faz sucesso convincente, indicando uma 4º.
É bem verdade que a Record conseguiu parte dessa audiência copiando modelos de programas que já funcionavam em outras emissoras, são eles:

Domingo Espetacular = Um Fantástico mais cedo (Que bom, na hora de Fantástico eu sempre estou assistindo filme)
Geraldo Brasil = Faustão de Segunda a Sexta (Deus me livre!!!)
Esporte Fantástico = Esporte Espetacular (E com Mylena Ciribelli)
Bela, A Feia = Ugly Beth (Eu já tinha visto na Rede TV também)
A Fazenda = Big Brother Brasil (Igual o BBB, só que é na roça, mas continua sendo com desconhecidos ^^)

Temos que ressaltar que outro programa que ajudou esta ascensão da Record é o belíssimo Hoje Em Dia . O modelo foi inserido no Brasil pela emissora e ganha pontos pela sua interatividade e diversificação de temas. Esses motivos deixam a Rede Globo de cabelo em pé, tanto que vários de seus programas sofreram alterações durante esse primeiro semestre de 2009, vamos a exemplos de novo:

Domingão do Faustão voltou a inserir quadros interessantes ao seu cronograma dominical (ninguém merece pizza do Faustão Né?), revivendo até algo semelhante às olimpíadas do Faustão.
A TV Globinho já mudou seu quadro de desenhos quatro vezes este ano (sim, eu faço nada pela manhã), coisa que só acontece no período de férias escolares.
A “coincidência” do Vale a Pena Ver de Novo só estar repetindo novelas das 8 que foram lideres de audiência.
E, por fim, a reintegração de programas que já funcionaram no passado, como o Jogo Duro (que tinha o nome Hipertensão e era apresentado pelo Zeca Camargo) e o próprio No Limite.
É bem verdade que a Record ainda está longe de alcançar a Globo, mas isso não se mostra impossível e a Globo mesmo já está tomando suas precauções para que isso não aconteça. Rumores dizem que a Record pretende contratar Galvão Bueno e Pedro Bial (ta bom! E eu acredito que o Paulinho Vilhena vai apresentar o Oscar ¬¬), o que seria ótimo para continuar sua ascensão, estamos aqui para pagar pra ver. Senhora Rede Globo, creio que você esteja “No Limite”.