domingo, 16 de agosto de 2009

E quem não foi indicado ao VMB 2009?

A resposta é simples, EU! Mas só por que meu twitter não é muito conhecido e meu blog, ainda, não é tão famoso, pois se fosse, eu (mero mortal que não pede toalhas brancas a ninguém) teria grandes chances de concorrer a uma “estatueta” do Video Music Brasil 2009. O VMB 2009 vem com uma abrangência de categorias tão estarrecedoras que até o Mano Meneses concorre a uma delas! A nossa Maquina Perdida irá decorrer sobre os indicados, os possíveis campeões (merecedores ou possuidores de mais fãs) e as expectativas dessa grande festa da música brasileira.

O VMB perdeu parte da sua graça quando começou a premiar somente os artistas (também quando colocou a Cicarelli como apresentadora), assim, os clipes megalomaníacos não eram mais tão enaltecidos e as bandas que tem o maior número de fãs de “prega” sempre vencem a mais esperada premiação da noite. Este ano os clipes ainda não são premiados, mas as categorias distintas voltaram a figurar a premiação (rock, pop, eletrônico), porém, a Mtv mostrou ser ou oito ou oitenta, ou tem nada ou tem demais. Além destas categorias especificas, o VMB 2009 irá especificar até o “não agüentar mais”, com melhor banda de Rock Alternativo e melhor banda de Hardcore. Ô Mtv, aí é demais, era melhor entregar o prêmio na mão do Dead Fish ao ter que inventar uma premiação só para bandas de Hardcore.

Vamos a uma boa explicação sobre essa abrangência exagerada da Mtv. A emissora cansou de premiar bandas que tem muito público e pouca qualidade, sejamos sinceros, fora a Pitty, todas as ultimas bandas que se deram bem no VMB tem a qualidade bastante discutível, logo, a criação de tantas categorias irá premiar quem realmente merece ser premiado, bandas como: Macaco Bong e Retrofoguetes (Instrumental), Moveis Coloniais de Acaju e Nervoso e os Calmantes (Rock Alternativo), Vivendo do Ócio e Holger (Aposta Mtv) fazem música de forma muito peculiar e irreverente para não ter seu trabalho reconhecido pela TV mais musical deste país

Essa abrangência não explica um erro infantil da TV. “Errar uma vez é humano, duas vezes é burrice”, dar prêmio todo ano a quem nem se da o luxo de se preocupar em saber que está concorrendo é prova de total merecimento de um chapeuzinho com orelhas de burro. Prêmios como Melhor Artista Internacional e Melhor Game só servem para alongar a noite da premiação, pois agregam nada ao VMB.

As novidades do VMB 2009 são bem inusitadas. A Mtv jogou com a “cabeça” e aproveitou o boom do twitter e o ganho de credibilidade dos blogs e outros meios virtuais para premiar aqueles que foram mais requisitados em seu meio (perdoe-me o duplo sentido), eles estão representados na categoria de Melhor Blog e Melhor Twitter (tendo a chance da fiel colocar o Mano Meneses como vencedor de melhor Twitter, seria no mínimo engraçado)

Pitty, Nx Zero e Skank já figuram como grandes favoritos da noite. A Pitty lidera o número de indicações, com a marca impressionante de seis indicações em nove possíveis. A baiana já pode colocar o troféu de melhor vocal debaixo do braço, pois toda vez que disputou o premio Pitty o ganhou e o fez valer ao vivo (a Bahia é demais ^^). Skank volta a ser concorrente forte. Os mineiros não impressionaram em nada com o novo single, mas mesmo assim estão concorrendo em quatro categorias e podem juntar as estatuetas do VMB 2009 a outras várias ganhadas ao longo dos anos. O NxZero não impressiona quanto ao número de indicações, são apenas duas, mas ganharam o melhor prêmio da noite nos últimos dois anos e são grandes favoritos a repetir a dose (haja fã desocupada).

O VMB 2009 tem os ingredientes necessários para recuperar parte do glamour perdido com o tempo, desde 2006 seus apresentadores pecaram bastante, coisa que não deve acontecer com Marcelo Adnet, que vem se mostrando um dos melhores comediantes dessa nova geração do humor nacional. A grande premiação acontecerá no dia primeiro de Outubro e até lá nós só temos duas coisas a fazer:

Votar bastante nos indicados merecedores de tal premiação e acessar bastante o Lost Machine e fazer dele um indicado ao VMB 2010. Abraços

>>> www.mtv.com.br/vmb <<<