quinta-feira, 1 de março de 2012

Nos Olhos de Quem Vê

O que você vê nesta imagem?

Há alguns dias eu vi esta imagem no facebook de um amigo e rachei o bico de tanto rir. Havia uma comentário dizendo que não havia a menor graça na imagem, blábláblá. Fiquei pensando se esse comentário era baseado na utilização de um bebê ou pelo senso comum de preconceito. Não tendo esta confirmação eu postei essa imagem no meu facebook e me prometi que esse post só nasceria se alguém interpretasse essa imagem como algo preconceituoso, pois bem... aqui estou eu.

Você considera essa imagem preconceituosa? Eu não, e vou te explicar muito bem o porquê.
Segundo o mini dicionário – adquirido na bienal, pela bagatela de um real – preconceito é: 1) Conceito ou opinião formulados antes de conhecer bem 2) Superstição, crendice; prejuízo 3) Juízo antecipado. Segundo o wikipédia – site chamado de não confiável só por ter informações inchertadas por seres humanos mortais – preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória” perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferenres ou “estranhos”. Segundo o senso comum, preconceito é qualquer frase que utilize o termo “preto” ou “negro” ao invés de “moreno” ou “moreno claro”.

Uma coisa é fato: Boa parte do preconceito nasce dos olhos de quem se coloca como vítima ou de quem acredita que é melhor que haja uma vítima. Nós vivemos no lugar comum onde uma camisa com a frase 100% black é uma atitude de se bater palma e uma camisa com 100% white é discriminação. O negro ficou tão intocável que já tem branco se ofendendo por ele, antes mesmo de perguntar: “isso foi ofensivo para você?” eles já levantam o dedo e gritam pela “dívida social” trazida com os navios negreiros e outras ladainhas intelectualmente insustentáveis.

Eu sou negro e não me ofendo com as expressões: “o céu está cheio de nuvens negras”, “aquele rapaz me denegriu”, “a coisa tá preta”, porém, o governo – há algum tempo – estudou a possibilidade de proibir estes termos em meios de comunicação. O que realmente me ofende é ver que o governo entende que os negros são intelectualmente inferioresfamosas cotas – e a extinta regra em filmes, programas de tv etc. que exigia que, no mínimo, um negro fizesse parte do elenco. Dá-me uma garapa!!!!

Pensem comigo: Está imagem indica que este bebê negro é pior que algum bebê branco? Ou que este bebê é insuficiente bom para fazer algo, só por ser negro? Ou ele está sendo escorado pela presença de algum bebê branco? Pois então meu amigo, não existe preconceito nessa imagem e sim nos seu olhos. Digamos que a imagem fosse um bebê branco com alusão a uma embalagem do leite parmalat, existira preconceito?