segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Liberdade, Liberdade


Vou ser direto; fiquei tão com a minha redação no vestibular da UNEB, que resolvi transformá-la em um post. O tem foi liberdade e acredito que – se eu conseguir ingressar na universidade – será por causa dela, pois matemática foi...

Liberdade, Liberdade

Quando a princesa Isabel assinou a lei áurea, o Brasil se viu livre de uma das piores práticas que o ser humano foi capaz de fazer; a escravidão. Porém, a evolução da mesma, nos dias atuais, se mostra mais cruel e menos focada. A escravidão no séc XXI não se restringe mais a negros, se restringe à liberdade.

O consumismo desenfreado, a evolução tecnólogica,  a difusão do capitalismo e outros “evolucionismos” levaram à sociedade criar uma grande fenda entre as classes sociais. Os que estão em cima tentam viver, os de baixo servem como “peso de gangorra.” A democracia não fez nenhuma cidadão livre, pois todos são obrigados, rigorosamente, a segui-la, sem pestanejar.

A grande pergunta é: O que é liberdade? Talvez, ninguém saiba respondê-la, pois ninguém nunca a viveu. A sociedade é refém da mídia, refém da segurança, da saúde, etc. Quem está no “pedestal” também é refém de multi-nacionais, influências políticias, refém do próprio dinheiro. Somos todos reféns de nós mesmos.

Nos tempos da escravidão, os escravos trabalhavam para ter uma moradia, sonhando com um futuro melhor para os filhos; o que mudou? Mudou que, na atualidade, não existe nenhuma lei que possa abolir essa falsa escravidão. Há algo que nossa sociedade pode afirmar: Todos somos iguais, ninguém é livre, mas continuamos fingindo ser.