domingo, 4 de outubro de 2009

Video Music Brasil 2009

Enfim aconteceu o VMB 2009, intitulado este ano como a festa da democracia musical, o VMB atingiu todos os ramos possíveis de música nacional de qualidade. Com uma abrangência significativa a maior festa da música brasileira (assim reforçada por todos os Vj’s) teve uma atuação de médio para boa este ano. Como eu sei que alguém vai passar a me odiar ao fim deste post, então desde já prometo TENTAR ser o menos parcial possível, mas isso não significa que eu não irei falar mal das meninas do Cine, do Strike (que graças a Deus ganhou nada) ou da roupa da Mari Moon.

O VMB deste ano tinha tantas categorias que foi necessário haver uma versão micro da premiação, o VMB Antes, que premiou as bandas concorrentes em categorias mais específicas (rock, pop,rap...). Inicialmente a idéia me soou extremamente tosca, mas na teoria foi bem legal, e ouso falar que o VMB Antes foi musicalmente muito mais interessante que o próprio VMB, tendo shows de todos os estilos possíveis e só a nata que cada um. Foram eles: Fernanda Takai, MV Bill, Pata de Elefante e Forfun. Fica minha observação, quando eu ouvi o novo cd do Forfun eu tive a certeza que eles estavam abusando de drogas alucinógenas, mas quando eu ouvi o discurso de agradecimento... aí sim tive certeza absoluta, haja cogumelo.

No VMB Antes foi escolhida a banda dos sonhos, formada por Duda e Martin (Pitty) e Tavares e Lucas (Fresno). A escolha me agradou (mesmo eu não tendo votado em algum deles), me agradou tanto que para mim as duas bandas podiam morrer e formar o que foi intitulado por Tavares de Fritty (Fresno + Pitty ¬¬’ quanta criatividade).

Já no real VMB a festa foi um pouco menos agradável, não por Adnet, que deu um show com seu humor inteligente e sagaz. A festa começou com um ar Broadway, com direito a coreografia, pianinho e Marcelo Adnet sendo carregado numa pose clássica de Cleópatra.

O VMB pecou nas pequenas coisas (peca todo ano), as duplinhas de apresentação são sempre bem sem graça, e quase todas elas são formadas por algum Vj da casa, é muito egocentrismo dona MTV. Os shows poderiam ser bem legais, mas a maioria das bandas pecou nas músicas escolhidas, foram elas:

A Pitty, me dando a certeza de que essa música não funciona ao vivo, e olha que eu adoro a Pitty, muito antes dela pedir.

O Móveis Coloniais de Acaju. Quem já viu um show deles sabe que aquela apresentação foi muito aquém do que eles conseguem, me pareceu um nervosismo de quem estava perdendo a virgindade.

A Wanessa (Camargo =P) me confirmou que ela virou a versão genérica da Jennifer Lopes e essa musiquinha é feia para caramba (eu disse que ia TENTAR não ser parcial).

Em contra partida o show do Massacration e Vivendo do Ócio foram demais, o primeiro mostrou como se faz um show escrachado com qualidade e os meninos que conseguem viver do ócio (péssima piada) confirmaram a expectativa de todos aqueles que confiam no rock de verdade, incrível como eles conseguem atingir também o público de Cine e Strike, mesmo fazendo música boa.

Já o show do Tremendão foi à coisa mais espetacular de toda a premiação, com um paredão de cinco guitarras, Erasmo Carlos se deu o direito de cantar uma música nova ao lado de dois grandes sucessos (É proibido fumar e Festa de Arromba). O show me confirmou uma coisinha, a MTV sabe o que é bom e o que é ruim, vê se ela vai chamar o Gee, o Fi, o Mi para tocar com o Tremendão, lógico que não, ela chamou a elite da independência: Nervoso, Gabriel do Autoramas e Erica Martins. O show foi incrível, vale à pena procurar no Youtube, ver reprise e etc...

O Franz Ferdinand fechou a noite, uma apresentaçãozinha de quinta, outra música que não funciona ao vivo é “No You Girls”. A minha decepção maior foi ficar na expectativa de “Take Me Out”. Fica para próxima. =/

No fim o VMB foi no mínimo atrativo de se olhar, pior do que os de Cicarelli não foi, mas também não foi melhor do que o de Selton Mello, então fiquemos com os comentários sobre os vencedores da noite e está ótimo.

Artista do ano: Fresno (eu torci tanto contra o NxZero que comemorei quando o Fresno ganhou)
Videoclipe do ano: Skank – Sutilmente (Só irei dar meu voto de confiança, por que até agora eu não entendi como foi feito este clipe)
Hit do ano: NX Zero – Cartas para Você ( ¬¬’ sem comentários, haja fã desocupada)
Aposta MTV: Vivendo do Ócio (Merecidisssssimo, eles são fenomenais)
Melhor show: Os Paralamas do Sucesso (Merecido também, Paralamas é Paralamas)
Artista internacional: Britney Spears (Ainda existe esta premiação?)
Blog do ano: Jovem Nerd (Ótimo blog, fica o conselho)
Revelação: Cine (Bizaaaaaarro, foram vaiados na hora da entrega)
Web Hit do ano: Seminovos – Escolha já seu nerd (Eu votei na Stefhany)
Twitter do ano: Marcos Mion (Justo você Mion, estourando o tempo da premiação, Descarga nele!!!)
Game do ano: The Sims 3 (Outra premiação ridícula)
Filme ou documentário musical: Titãs – A Vida Até Parece uma Festa (Belíssimo filme, Titãs tem história para fazer uma trilogia)
Melhor vocalista: Lucas (Fresno) (Hélio Flanders)
Melhor guitarrista: Martin (Pitty) (Sergio Dias)
Melhor baixista: Tavares (Fresno) (Rodolfo Coruja)
Melhor baterista: Duda (Pitty) (Pupilo)
Rock: Forfun (Sensacional, o novo cd é impressionante)
Rock alternativo: Pública (Uma das melhores bandas que surgiram no cenário nacional)
Hardcore: Dead Fish (Eu já tinha cantado essa “era melhor entregar o prêmio na mão do Dead Fish” post 16/08)
Pop: Fresno (Realmente, não tinha outra melhor)
MPB: Fernanda Takai (A voz dela me da sono, mas ta valendo)
Samba: Zeca Pagodinho (
Descobri que te amo demais )
Reggae: Chimarruts (Não conheço, mas eles tão estourados com uma música aí, então devem ter merecido)
Rap: MV Bill (o nome fala mais do que qualquer palavra minha)
Instrumental: Pata de Elefante (A banda é muito boa e o batera toca de um jeito engraçado ^^)
Música Eletrônica: N.A.S.A. (Projeto maduro e surpreendente)