segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Manual do Cool

Na era da velocidade extrema e da informação digitalizada, nós – pequenos gafanhotos – nem sempre conseguimos produzir opiniões abalizadas resultantes do tanto de conhecimento que nos é direcionado dia-a-dia. Portanto, uma série de comportamentos pré-moldados – independentes de algum conceito por trás – te faz um cara cool, sem nem precisar digerir informações, formar opiniões, etc. Não sabe o que é um cara cool? Um cara descolado, inteligente, que é sempre melhor que todos e consegue ver além do alcance. Aprenda em 5 passos o necessário para ser um cool:

1° - Não assista televisão; é de bom grado que todas as pessoas que te conhecem saibam que você não perde tempo assistindo TV, porém, numa roda de amigos você sempre sab conversar sobre o que passou no CQC, Agora É Tarde, no Jornal Nacional ou até mesmo que filme inedito passará no Tela Quente. Se alguém abordar tua contradição, explique que você estava na sala estudando e tua mãe estava assistindo ou que você passou no quarto do teu pai quando o ocorrido estava sendo televisionado.

2° - Nós não podemos fazer uma Copa do Mundo enquanto pessoas passam fome, ou melhor, nós não podemos fazer nada enquanto pessoas passam fome. Cool que é cool tem que ser sempre humanista, mesmo parecendo – muitas vezes sendo – ignorante. Em uma conversa, convença à todos que no Brasil só funciona uma coisa de cada vez, logo, se fizermos uma Copa do Mundo, iremos esquecer das criancinhas que não tem o que comer.

3° - É proibido gostar de Pitty ou de qualquer outro rock nacional, que não seja o Los Hermanos. O rock nacional é alienado e sem a menor qualidade, enquanto bandas norte americanas e britânicas colocam qualquer banda nossa no bolso. O Titãs avisou que “um iditoa inglês, se é idiota, é bem menos que nós” mas é proibido também gostar do Titãs.

4° - Campanhas de rede social são rídiculas e ferem a inteligência de um cool. O cara que é cool de verdade tem que ir contra qualquer tipo de campanha, pois todas terão alguma falha na concepção ou na operação. É bem verdade que o cool nunca muda uma peça do lugar, mas isso também faz parte do ser cool.

5° - A massa nunca terá uma opinião que preste. Se algum filme, música, talk show tiver uma grande aceitação da massa, você jamais – eu disse JAMAIS – deverá gostar desse mesmo entretenimento; você é cool! Deve arranjar alguma ponta de alienação naquele fato e mostrar que sua opinião é de quem consegue ver de cima, deixando os meros mortais longe de qualquer embasamento prévio.

Agora que você já pode se definir como um cool, eu tenho um grande pedido à você: VAI TOMAR NO COOL.