terça-feira, 19 de junho de 2012

Classe C de Caricatura

Quando alguém não quer dizer que é pobre, ele diz que é classe média, e quando alguém não quer dizer que é rico, diz que é classe média. Afinal, quem realmente é classe média? A classe média é a tal classe C que nos salvou de uma crise financeira acentuada e que vem sendo explorada como o último barril de petróleo achado pelos Bushianos.

A classe C tem características incríveis, uma recente pesquisa afirmou que os melhores alunos da USP são oriundos dessa parcela social, pois os mesmos já tiveram que pegar muito ônibus, tiveram que economizar meses pra comprar algo esperado e já usaram um computador com 64 de memória. Porém, como não é novidade, o 4° poder não explorou  o melhor dessa classe. A mídia disseca a classe C com um ar caricato, com o mesmo desleixo de um episódio dos Simpsons. A diferença é que os Simpsons é bom.

Falemos da nossa querida emissora do plimplim: A Globo festeja uma grande festa na laje aos domingos, dando um ar cômico de reunião de fim de semana, regada a bebida e pagode. Suas novelas passam a retratar um cotidiano de empregadas e de pura malandragem, com atores fantasiados de “empreguetes”, vendedores, piriguetes etc.

Se eu não fosse miliardário, eu estaria bem ofendido com a caricatura feita, somente, com o objetivo de pegar essa fatia de audiência. As mídias perderam a responsabilidade de ser formadores de opinião e passam a ser formadas pela opinião, elaborando seu esqueleto em cima do que o público irá gostar, independente da relevância social do conteúdo.

Um conselho para nossas mídias: antes de tentar seduzir uma classe pela sua situação social, tente seduzir um país através de uma imposição intelectual, pois se sentir mais inteligente do que muito âncora da TV (e eu me sinto), não deve ser bom sinal. Vamos tentar cativar a classe Q, Q de qualidade.