sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Osso Duro de Roer


Na noite do dia 01/02/2012, a Polícia Militar de Salvador anunciou um recesso sem norte de fim. O que mais impressionou os cidadãos salvadorenses foi a posição adotada por esses agentes da lei; não felizes em  estarem longe da postura de segurança pública, esses policiais adotaram uma posição marginal e conseguiram em uma só tacada diminuir a segurança e aumentar a violência.


Vamos destrancar as portas do hospício e as jaulas do zoológico
Tirar das costas esse peso
No corre-corre de doidos e animais
Ninguém será capaz de apontar quem tava preso
Vamos destrancar as grades do convento e as celas do presídio
Tirar das costas esse peso
No empurra-empurra de freiras e marginais
Ninguém será capaz de apontar quem tava presoJay Vaquer

As duas lideranças mais importantes da Bahia – Governador Jaques Wagner e o contestado Prefeito João Henrique – não se encontram na estado, ambos – acredito eu – estão com compromissos que se mostram mais importantes do que o estado de caos que a capital e outras cidades do interior se encontram.

“A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
Um cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais Gabriel, o Pensador

A animosidade toma conta da sociedade. Mais uma vez fica registrado que  o medo da polícia cria uma falsa ética que traveste os nossos cidadãos em pessoas de bem. Em momentos como esse, normalmente utilizamos a seguinte frase: “quem não é ladrão, vira”, eu discordo, estou pessimista e acredito que quando as coisas estão sobre controle “quem não é gente de boa índole, vira”.

“Onde não se pode mais encontrar um coração
Me provoca o teu desprezo com um pouco de atenção.
A mentira que te cerca é mais normal do que se crê
Entre a sua liberdade e meu direito de viverDetonautas

O estado de pânico se massifica com a onda de boatos sobre arrastões, mortes, barbaries... Nos consideramos homens livres, mas não conseguimos sobreviver se uma camada da sociedade parar de trabalhar, que liberdade é essa? Só seremos livres quando pusermos acreditar na educação e respeito do próximo. 

“Dizem que ela existe
Prá ajudar!
Dizem que ela existe
Prá proteger!
Eu sei que ela pode
Te parar!
Eu sei que ela pode
Te prender!...Titãs

A arte tem o objetivo lúdico de nos lembrarmos onde estamos e para onde podemos ir, mas – àz vezes – só mexemos a bunda, fazemos coreografia como um macaco adestrado ou dormimos sem entender a mensagem. A arte imita a vida, a vida imita a arte e Salvador imita o Iraque! Que mania feia nós temos de aprender o que não presta.

“Ah, que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil