sexta-feira, 26 de março de 2010

Onde está a justiça?

Em mais um CSI Lost Machine temos: no banco dos réus os Nardoni, acusados pela morte da pequena Isabella. No júri o povo, tentando mostrar imparcialidade (algo impossível) e julgar este mistério. E a justiça, onde foi parar? Se perdeu no terremoto do Haiti ou do Chile? Está esperando o Santos aplicar placares da época de Pelé? Ou assistindo Preciosa, filme protagonizado pela Preta Gil?

Sim, meu amigo, você que olhou para sua mãe ao ouvir a notícia “Casal Nardoni é julgado culpado pela morte da menina Isabela” e feliz, entoou “A justiça tarda, mas não falha” está completamente enganado, pois a justiça tarda e ainda se esquece da sua responsabilidade ao jogar tudo na mão do povo, o famoso Júri Popular.

Expliquemos a você leitor da Lost Machine o que é o Júri Popular (entra o Marcelo Tas dizendo ao Zequinha: “Por que sim não é a resposta certa”):

No Júri Popular, os jurados, que compõem o conselho de sentença, são escolhidos dentre cidadãos comuns, do povo, que possuam notória idoneidade. São estes jurados que julgam o réu, sendo o juiz-presidente obrigado a acatar o seu veredicto. A aplicação da pena, no caso de condenação do réu, entretanto, será feita pelo juiz-presidente do júri.

Agora que sabemos o que é Júri Popular eu chamo tua atenção para um aspecto: ...que possuam notória idoneidade... Quantos de nós estamos realmente prontos, imparciais e idôneos para julgar este caso?! Quem não se sentiu pai ou irmão da menina Isabella e, ocasionado por esta fúria, não teve vontade de matar o casal Nardoni?! A mídia os condenou de cara, mostrando fatos e mais fatos que fizeram o Brasil todo sentir ódio e torcer para que a justiça fosse feita, mas ela não será feita, pois independente do resultado, quem fez justiça fomos nós, representados por um Júri Popular que, eu tenho certeza, não ouvirá prova nenhuma e que sempre teve sua opinião formada perante este assunto. CULPADOS.

Não podemos nos dar por satisfeitos. Eu também os acho culpados, mas pior que a culpa é a consciência de que eu nunca saberei a resposta certa dessa questão, por que quem os julgou já sabia o que responder antes mesmo de ler a pergunta. Um erro crasso está rodeando todo este julgamento, pois a pergunta deveria ser “Como morreu a menina Isabella?” e não “O casal Nardoni matou a menina Isabella?”. No Brasil se defende uma filosofia de que todos nós somos errados até que provem o contrário e eu me recuso a defender isso.

Fica aqui o meu polêmico recado, por favor, eu terei paciência para ouvir qualquer um que venha me argumentar o contrario, mas o primeiro imbecil que achar que eu estou defendendo os dois terá seu comentário deletado.

Isso não é justiça, não mesmo, pois se é a pra julgar pela justiça dos homens, está faltando as cordas e as pedras.