sexta-feira, 16 de março de 2012

Terra do axé?


É bem verdade que o clichê baiano ainda é muito forte em cidades sulistas, mas quem vive na boa terra – outro clichê – já percebe que oimpério do axé já está vinculado a mauricinhos, patricinhas e dj’s de buzu. A música de qualidade na Bahia brigou, brigou, brigou e finalmente está conseguindo o espaço importante em mídias especializadas, nasplaylist’s baianas e – pasmém – até no carnaval.

Os últimos lançamentos jogaram no mundo bandas como Vendo 147, Maglore, Tentrio, Trônica, Charles Chaplin, Irmão Carlos e o Catado etc. Este último – Irmão Carlos – já organiza um festival há 8 anos, onde transforma um simples bar num centro cultural que envolve desde artes plásticas até música de muita qualidade.

E o que falar de bandas que já romperam a barreira do estado? Vivendo do Ócio, Cascadura, Pitty... já mostraram para esse brasil que a Bahia é rock n’ rollindependente do passado, do calor ou da espessura do dendê. Acho que tão clichê quanto dizer que a Bahia é a terra do axé é ficar reforçando que ela ta virando a terra do rock. Parei por aqui.


segunda-feira, 12 de março de 2012

O Fim do Império


Quem é rei, nunca perde a majestade... tudo bem, mas e quem é imperador? As manchetes de jornais, internet etc. irão noticiar o que não é surpresa pra ninguém. Adriano acerta sua recisão com o Corinthians e não consegue dar a tal volta por cima, anunciada em todos os cantos. Pelo menos ele polpou a Patricia Poeta dessa. O Imperador pode se orgulhar desse nome, pois, assim como Nero, Adriano se auto destruiu.

Não vou aqui falar sobre o sálario absurdo que Adriano recebeu no Timão, pois 90% dos jogadores de futebol do Brasil recebem menos de mil reais, o que eu me pergunto é: O que faz um profissional bem sucedido acabar com a própria carreira? (Quando eu falo de carreira, eu me refiro ao futebol ^^).

Adriano foi considerado por todos os amantes de futebol como o sucessor de Ronaldo. Cronologicamente, Careca passou o bastão para Romário, que passou para o Fenômeno, que iria passá-lo para Adriano, mas o mesmo se perdeu o horário pois estava em um churrasco na Vila Cruzeiro com a galera do Centro Voluntarioso (CV). Você acha que a nossa busca desesperada por um camisa 9 na seleção não tem nenhuma explicação!? Pode agradecer ao imperador.

O fim de império tem data marcada. Aposto todos os meus 1.900 seguidores do Twitter (eu não tenho dinheiro) que o Flamengo anuncia Adriano como grande reforço da temporada. Imaginemos: Ronaldinho Gaúcho, um aposentado em campo, Felipe, com o ego que fecha o gol inteiro, Vagner Love, tem no portfólio um vídeo pornô, uma festa à base de armas de fogo e uma participação no programa da Xuxa e o papai Joel, na fase do Pode To Be All, fazendo o Flamengo ter que funcionar. Como bom vascaíno – lá ele –, me agrada muito ver o urubu não conseguir sair da carniça. Volta logo Bruno!

Adriano pôs fogo na própria carreira, mas esqueceu da lira, o que fez perder todo o encanto da coisa. Se o rei não perde a majestade, não podemos falar a mesma coisa do Imperador. Aqui jaz um grande jogador.