terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Importância Social do Super Shock

A cada ano que nós ganhamos, nós percebemos que as ações individuais são imprescindíveis e que elas sustentam o seu talento e te faz conhecido através dele, porem, mais legas ainda é quando você conhece uma pessoa portadora do mesmo talento e se vê super contente por poder trocar figurinhas com ela. Com esse intuito eu tenho a honra de utilizar o espaço da Lost Machine para publicar uma matéria do meu amigo Helder Resende (um jornalista de verdade =P) sobre a importância social do desenho Super Choque, leiam com atenção, é bastante interessante:

"Para que em um futuro próximo o dia da Consciência Negra dispense manifestações e passe a ser apenas de comemorações, é preciso trabalhar as relações pessoais, principalmente junto às novas gerações, que serão a sociedade do amanhã ( perdoe-me pelo clichê). E uma boa maneira de fazer isso é por meio de desenhos animados, quando estes representam uma forma despretensiosa de ensinar lições e Super Choque é uma dessas animações.
O Super Choque( Static Shock) é um adolescente negro, estudante de escola pública e…super herói! A produção, do estúdio americano Warner, marca um feito inédito ao colocar um personagem negro como protagonista de uma série animada.
O desenho acaba se tornando referência para os jovens e principalmente para as crianças negras, que têm a oportunidade de se verem na TV, representados por um exemplo positivo, um super herói, algo que toda criança sonha em ser. Em busca das ações afirmativas, os movimentos negros voltaram-se principalmente para as cotas nas universidades públicas e a aplicação da lei 10.639, que inclui o ensino da história da África nas escolas, um grande avanço, mas acabam esquecendo de trabalhar junto às crianças tanto negras, para que tenham auto-estima, quanto brancas, para que quebrem o ciclo de preconceito existente na sociedade. Lição que o desenho traz, ao mostrar a amizade fraternal entre o protagonista e seu parceiro no combate ao crime, um adolescente branco.
A série animada aborda também o preconceito racial e suas conseqüências para aqueles envolvidos pela fúria racista e irracional de quem acredita na existência de superioridade devido à cor de pele.
Estudar a história da África é importante para a formação cultural dos pequenos, mas nada melhor que aprender valores no momento de lazer, quando nos concentramos em fazer aquilo que gostamos. E o que criança gosta de fazer além de brincar muito é assistir desenho animado, que acaba, inegavelmente, ensinando valores a seus tele-espectadores mirins.
Claro que a simples exibição do desenho não acabará com o preconceito, contudo, juntamente com as ações afirmativas, hoje tão necessárias, seria uma contribuição para formar consciências cidadãs, sem preconceitos."

(Helder Resende)