sábado, 6 de julho de 2013

"Lei não é pra ser levado tão a sério".


Voltando feliz e serelepe do show do O Círculo – que por sinal, foi o melhor show deles - Shon, Victor e Lucas, três rapazes simplórios na noite soteropolitana, decidem que já é hora de voltar para suas respectivas casas. Questionando entre táxi e ônibus, eles decidem voltar de táxi, já que o fim do dia se aproxima e a capital baiana não anda muito segura. Pois bem... TÁXI!

Dentro do táxi os três percebem que o motorista estava dirigindo e olhando as mensagens de alguma rede social não identificada. Ao passar por uma rua de paralelepípedos, o que o obrigara dirigir mais lentamente, Shon pediu que o motorista voltasse sua atenção total para o seu trabalho, mas o mesmo fingiu que não escutou. Quando o táxi adentrou em um caminho mais movimentado os jovens decidiram que não iam continuar e se recusaram a pagar a corrida, valor de R$8,00. O fight começou.

Alegando um prejuízo, o motorista de táxi se enfureceu com a atitude dos jovens e disse que não havia cabimento, pois o mesmo não estava fazendo nada demais. Tentou argumentar dizendo que nada tinha acontecido, logo, não tinha motivo para tal atitude e que não tinha escutado o pedido anterior. Ele não mostrava nenhum espanto sobre o fato de estar dirigindo com o celular na mão, achando um pouco de bobagem e criancice na atitude de prevenção dos rapazes. Resultado: Chama uma viatura.

O que parecia uma solução óbvia e sensata virou uma piada pronta. Os policiais chegaram ouviram a história e concluíram que os rapazes deveriam pagar a quantia dada e, em hora alguma, EM HORA ALGUMA, acharam errado ou estranho o taxista dirigir e usar o celular ao mesmo tempo. Todos os argumentos lógicos foram utilizados para tentar criar uma luz na mente dos homens fardados, mas os mesmos não tinham qualquer noção de reflexão e exigiram que os três pagassem ou a solução seria levá-los para delegacia.

Sem nenhum poder de reação e totalmente desacreditados, os jovens continuavam lutando, mas nada adiantou. Lucas puxou sua carteira e pagou a corrida, enquanto Shon e Victor pediam para que o taxista perde-se o tal hábito, pois ele colocava vidas em risco. Foi então que policial mestre perdeu a chance de ficar calado. O mesmo perguntou se algum dos rapazes tinha carteira de motorista. Eles alegaram que não, mas não era isso que os fazia achar atitudes como aquela corretas. Então o policial proferiu a seguinte frase:

- Lei não é algo tão sério, não, tem gente que bebe, se vocês dirigissem um não ia beber, e aí? Lei não é pra ser levado tão a sério.

Pronto, para que eu vou descer, chega de face por hoje, chega de viver por hoje. Me pergunto: É Salvador ou é Brasil? Um policial, UM POLICIAL, me diz que lei não é algo tão sério... é isso mesmo produção? Então eu, como professor, vou dizer aos meus alunos que educação não é algo tão sério, meu amigo, médico, vai dizer aos pacientes que saúde não é algo tão sério. Eu não consigo conceber isso!! Sinceramente, o olhar de vergonha dos outros policiais era visível. Ahhhhh, o taxista não foi repreendido hora alguma!!! Ele entrou na discussão se achando certo e saiu se achando mais certo ainda.

Por favor, quem ler esse post, denuncie esse rapaz. Acredito eu, que o número da GETAX seja (71) 2109-3676, eles irão pedir o alvará A 6915 e a placa OUI 8520Podem falar que a denúncia partiu de um texto revoltado de um cidadão injustiçado por esse modo de viver que prioriza a malandragem, o pulo do gato, o tal jeitinho brasileiro. É revoltante, é revoltante demais, se o homem da lei não acredita na lei, então tem algo errado... ou melhor, tá tudo errado. E a vida segue... boa noite e bons sonhos.