segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Osso duro de roer...


Engraçado, hoje, de manhã, eu liguei a televisão e me perguntei: “Caramba! Tropa de elite 2 já está na TV, e no horário da TV globinho” Quando saí do trabalho, resolvi dar uma passada no cinema, espantei-me de novo: “Caramba! O cinema está transmitindo o caos do Rio em tempo real”.

Chocante! Não há outro adjetivo para descrever o que vimos diante as câmeras. Até os mais chatos e mais céticos diriam que as imagens de guerra são o suficiente para dar um tapa na cara de qualquer consciência que se veja impune dos problemas da porta para fora. A barbárie realizada pela policia do Rio reflete o quanto está por trás de toda essa guerra de vitima contra vitima. Sim, são todos vitimas. O policial que coloca sua vida em risco (a sua e de toda sua família) por uma migalha, chamada de salário, e por uma corda tão fraca que sempre arrebenta na situação onde uma corda mais forte está bem amarrada. O bandido é vítima de uma política que esquece de formar cidadãos e que se gaba por pagar mais à um juiz do que à um professor. Politicagem, assédio da mídia, violência desregrada e o pior... nós, os espectadores, assistindo tudo com total impotência e com um pouco de sadismo desumano que torce para que o bandido seja dilacerado como um animal. O problema é que o buraco é mais em cima, e nem sempre a vida imita o vídeo, e quando imita, nenhum garoto inventa novo inglês algum, eles inventam um futuro com previsão mais curta que uma carreira de cocaína.

Shon, eu estou um pouco confuso. Você está falando de Tropa de Elite 2 ou da barbárie no Rio de Janeiro? Engraçado, hoje, de manhã, eu liguei a televisão e me perguntei: “Caramba! Esses figurantes de Tropa de Elite 2 tem uma reação muito verdadeira” Quando saí do trabalho, resolvi dar uma passada no cinema, espantei-me de novo: “Caramba! Esse policial é a cara do capitão nascimento”.