terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência ou Morte!

“...És risonho...e liiiiiiiiiimpido...” Juro que pensei que veria a Vanusa cantar o hino brasileiro em qualquer homenagem programada para o dia da “independência” do Brasil, mas (felizmente) o bom senso pairou no ar; não por muito tempo. Infeliz por perder minha risada garantida, fui assistir o desfile das escolas no centro de Salvador e me deparo com o que?! Com uma carreata de merchandising político de todas as formas possíveis.


Acompanhado por João (ele mesmo, o João) e uma amiga em comum, Anderson Shon promoveu uma sabatina a todos aqueles que estavam envolvidos na passeata de divulgação desses políticos; desde os carregadores de bandeiras até aos próprios meliant...políticos ^^


A primeira alegoria era composta com apoiadores à candidata do PC do B. A pergunta era muito simples: O que significa PC do B? Além de um simples não sei, nós conseguimos duas respostas dignas de perolas do ENEM; Partido Comunista Brasileiro (e o DO serve para que?) E, pasmem, Partido Comunista do Estado da Bahia Oo.


O pessoal do PT não sabia nos responder onde filosoficamente o partido se encontrava. Uma bela moça nos informou que o partido dos trabalhadores era de direita, esquerda mesmo era o “partido do careca”. Carismático, o candidato divulgado tentou nos convencer do porque utilizar um dragão oriental na sua campanha; é desnecessário dizer que ele teve um insucesso.


O Jovem do PPS tentou nos convencer a votar no mesmo em 2012, mas não sabia o significado da sigla do seu partido e nem o nome da candidata que estava presente ao desfile. Nós até a esperamos, mas o photoshop do santinho não nos deixou reconhecer a sua face ao vivo.


Após o incidente, uma moça entregando santinhos do candidato do PRB nos afirmou que a sigla do partido significa: Partido Regional Publicano. Aula de Português:

PRB

Partido

Regional

Publicano?????

Publicano é com B? E que diabos é publicano? Essa palavra existe? (procurei no google =D ela existe).


As únicas carreatas com pessoas bem embasadas eram das lideranças do PSTU e do PSOL, o que me dá a conclusão empírica de que os partidos de extrema esquerda priorizam a qualidade de seus seguidores, ao invés de pagar honorários para pessoas que não sabem sequer o que está estampado na própria camisa.


Se a independência do Brasil significa uma porção de brasileiros vendendo seu apoio (que é muito mais critico do que a venda de volto e muito menos falado) para políticos que nunca fizeram nada por este país, então “estamos no caminho certo”. 7 de Setembro será lembrado para mim como o dia que eu tive certeza absoluta que este país risonho e límpido é uma grande piada. Inconseqüência ou Sorte.