domingo, 29 de agosto de 2010

A Queda de um Gigante

29 de Agosto de 2010 ficará conhecida como o pontapé inicial de uma nova história na capital baiana. Como já sabemos, o Brasil vive uma constante (apesar de não ser tão constante assim) preparação para a Copa do Mundo de 2014. Entre as cidades escolhidas para sediar a Copa, Salvador foi à única que precisou ter seu estádio completamente destruído para a utilização do espaço no nascimento de um novo. O que levou o Sr Otavio Mangabeira (Fonte Nova) a tal declínio?


Apesar de não ser oficialmente, a Fonte Nova era a casa do Bahia e qualquer torcedor sentia-se extremamente acolhido por aquela aura saudosa e positiva que emanava do estádio. Palco de conquistas memoráveis, a Fonte Nova viveu o episódio mais triste da sua história neste ultimo domingo. Sim! Serei apedrejado por “discordar” que a maior tragédia foi à morte de torcedores na noite do acesso do Bahia para serie B, porém, considero que todos esses acontecimentos se entrelaçam e criam, infelizmente, um passado agourento e capaz o suficiente de sujar a história da grande Fonte. Esperamos que esse mal passado se vá com a implosão.


A Fonte Nova não pode ficar conhecida somente como um estádio que não servia para a Copa, pois ela nos deu o prazer de ver o Rei do futebol silenciar a torcida com a eminência de seu milésimo gol - após o zagueiro da equipe do Bahia salvar uma bola em cima da linha - nos abrilhantou sendo cenário de diversos embates incríveis entre Bahia e Vitória e principalmente; nos gloriou a conquista do Brasileirão pelo Bahia de 1988:


“Ali, eu fiquei exatamente ali na final contra o Inter, naquela parte que não existe mais”. Disse o professor de história Jaime Ribeiro ao apontar para o vazio decadente que já se encontrava no estádio antes mesmo da implosão.


É uma tristeza que a tecnologia tenha que ser tão cruel. Quase sempre o desenvolvimento destrói algo, mas nunca algo de tanta dimensão e sem nenhum resquício de metaforismo. Fica a esperança de um novo estádio que possa fazer felizes os torcedores do Bahia, tanto quanto a gloriosa Fonte Nova. Adeus Fonte Nova, já estamos com saudades.


Clique na imagem e veja o antes e depois



Vídeo da Implosão da Fonte Nova (Gravado pro Anderson Shon)