quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pai nosso que estais no céu...

Sabe qual foi a primeira coisa que eu pensei quando vi o presidente norte americano armar um esquema de segurança absurdo em sua passagem pelo Brasil?! “Obama, aqui não é os Estados Unidos, aqui ninguém entra numa escola dando tiro de graça” Triste engano senhor Shon. Os enlatados americanos chegaram, e com um gosto amargo do estrago.

O que não nos falta é exemplo na parte de cima do equador identificando que toda cultura auto-destrutiva dos EUA cria uma série de psicopatas que não conseguem diferenciar vingança de barbárie. Wellington Menezes nos revelou uma faceta que nós insistimos em achar que só existe da porta para fora e chocou o país mostrando que para ser um psicopata é muito mais fácil do que possamos imaginar. Vamos aos fatos:

A carta traz vestígios de uma educação religiosa extremamente equivocada. - Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem usar luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas. – Qual acompanhamento religioso você dá aos seus filhos? Quantos deles entendem o verdadeiro sentido de religião e não a usam com extremismo e instrumento de segregação?!

Os amigos de Welligton afirmam que o mesmo era extremamente achincalhado na escola, sendo alvo diário de piadinhas e brincadeiras que ofendiam o rapaz. O bullying é algo novo na nossa sociedade, seu debate está sendo fortificado com o objetivo de que jovens e adolescentes não sejam mais alvo deste terror. Porém, quem sofreu esse tipo de agressão - na época que nem nome tinha – irá se recuperar como desses danos psicológicos? Estamos fazendo o que para ajudar as vítimas do bullying?

Seu amor pelos animais, mostra muito mais um repúdio a raça humana, o que deve ter sido resultado de algum sofrimento grande passado pelo mesmo. Ainda há muitas perguntas a serem respondidas, mas esta parte do texto - os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se sustentar, os animais não podem pedir comida ou trabalhar para se alimentarem – e o fato de sua mãe ter falecido, me remete muito ao Pinguim, vilão do Batman que tem como fator negativo em seu psicologico o fanatismo por passaros e a morte do seu pai, que sempre volta a sua realidade representado por seu guarda chuva (seu pai faleceu de broncopneumonia). Não é coincidência os dois se tornarem psicopatas.

Perdoar a atitude desse rapaz, é impossível, mas tudo que envolveu essa tragédia deve servir de objeto de estudo. A TV faz questão de ressaltar o fato de que ele usava muito o computador e que o colégio tinha pouca segurança, mas as lições que podem ser tomadas através desse caso são muito maiores do que um maior policiamento e alguns pais proibindo seus filhos de jogar counter strike. Oro pela vida de todas as crianças e peço para Deus conforte a alma de todos os feridos nessa tragédia. Sendo vitíma ou vítima. Oremos.

8 comentários:

Milene disse...

realmente é lamentavel isso que aconteceu,mas uma vez podemos ver que as coisas não acontecem somente longe de nós. Que Deus console mesmo os pais dessas crianças,e receba as mesmas em um lugar especial.

Marina Queiroz disse...

Anderson,gostaria de ter feito um post no meu blog, mas não consegui.As lágrimas engasgaram.
Então li o teu e coloquei o link como referência lá no meu, tudo bem?

Luciene Brito disse...

Fazer a leitura dessas bem traçadas linhas meu amigo não é fácil, pois este assunto nos remete a inúmeras nuances de reflexões e questionamentos...fico a me perguntar: pq as meninas foram o seu alvo? Logo vem uma provável resposta no telejornal agora pela manhã:'nenhuma menina sentia atração por ele. Ele era virgem' relato de um amigo do psicótico. Enfim...oremos pelas vítimas e por todas as famílias agredidas diretamente por esta ação terrorista. E que os meninos e meninas sobreviventes consigam prosseguir a vida sem sequelas traumáticas desse dia de horror na escola!

Maeve Rêgo disse...

oremos...

Rondinelli Fortalesa disse...

Não é nada fácil um momento desses, eu postei em meu blog tb o quanto nós somos responsáveis pela criação de pessoas assim com tal sofrimento mental que acabam por cometer atos terríveis.

Li disse...

Anderson,

Acho que sua reflexão é muito coerente não só nesse momento de luto, mas sempre.
Pais, mães e educadores têm um papel fundamental na educação e crescimento das crianças.
É com amor, atenção, carinho, exemplos, valores, que passaremos a caridade para a frente.

Infelizmente os pais e educadores não olham mais para as crianças com ATENÇÃO, com olhos de quem enxerga dores, sofrimento, preconceito, intimidação... As crianças crescem sem serem realmente notadas com relação ao que sentem, ao que vêem, ao que passam e ao que aprendem...
Falei um pouco sobre o assunto em meu blog hoje e deixo um convite para você passar por lá para lê-lo:

www.passeadoeviajandoemfamilia.blogspot.com

Vamos torcer por uma educação e um mundo melhores!

Lívia.

Christiane disse...

realmente, li a carta dele, pelo menos o que foi disponível na internet, Ele não foi psicopata como está sendo dito na mídia. a logica dos "impuros" consta em muitas religiões embora ele poderia ter voltado este assunto numa obsessão pessoal.
o bullying no brasil pode ser resultado da crescente pressão social na escola, da "industrialização" da educação, qu vc acha?
gostei muito da sua leitura da carta do atirador.
chris

Alberto disse...

Existe um velho ditado "que tem telhado de vidro, não jga pedra no do vizinho". Pois é só após essa tragédia é que estão pensando em evitar possível tentativa de outro ser humano, se é que podemos chamar assim. Porém sse fato lamentável elogo cairá no esquecimento, a fila anda, como estamos no Brasil outras notícias irá encombrir esse fato lamentável.
Que Deus conforte esses pais sofredores e que essas crianças sejam recebidas em um plano celestial. Que Deus estejam com todos.