domingo, 16 de agosto de 2009

E quem não foi indicado ao VMB 2009?

A resposta é simples, EU! Mas só por que meu twitter não é muito conhecido e meu blog, ainda, não é tão famoso, pois se fosse, eu (mero mortal que não pede toalhas brancas a ninguém) teria grandes chances de concorrer a uma “estatueta” do Video Music Brasil 2009. O VMB 2009 vem com uma abrangência de categorias tão estarrecedoras que até o Mano Meneses concorre a uma delas! A nossa Maquina Perdida irá decorrer sobre os indicados, os possíveis campeões (merecedores ou possuidores de mais fãs) e as expectativas dessa grande festa da música brasileira.

O VMB perdeu parte da sua graça quando começou a premiar somente os artistas (também quando colocou a Cicarelli como apresentadora), assim, os clipes megalomaníacos não eram mais tão enaltecidos e as bandas que tem o maior número de fãs de “prega” sempre vencem a mais esperada premiação da noite. Este ano os clipes ainda não são premiados, mas as categorias distintas voltaram a figurar a premiação (rock, pop, eletrônico), porém, a Mtv mostrou ser ou oito ou oitenta, ou tem nada ou tem demais. Além destas categorias especificas, o VMB 2009 irá especificar até o “não agüentar mais”, com melhor banda de Rock Alternativo e melhor banda de Hardcore. Ô Mtv, aí é demais, era melhor entregar o prêmio na mão do Dead Fish ao ter que inventar uma premiação só para bandas de Hardcore.

Vamos a uma boa explicação sobre essa abrangência exagerada da Mtv. A emissora cansou de premiar bandas que tem muito público e pouca qualidade, sejamos sinceros, fora a Pitty, todas as ultimas bandas que se deram bem no VMB tem a qualidade bastante discutível, logo, a criação de tantas categorias irá premiar quem realmente merece ser premiado, bandas como: Macaco Bong e Retrofoguetes (Instrumental), Moveis Coloniais de Acaju e Nervoso e os Calmantes (Rock Alternativo), Vivendo do Ócio e Holger (Aposta Mtv) fazem música de forma muito peculiar e irreverente para não ter seu trabalho reconhecido pela TV mais musical deste país

Essa abrangência não explica um erro infantil da TV. “Errar uma vez é humano, duas vezes é burrice”, dar prêmio todo ano a quem nem se da o luxo de se preocupar em saber que está concorrendo é prova de total merecimento de um chapeuzinho com orelhas de burro. Prêmios como Melhor Artista Internacional e Melhor Game só servem para alongar a noite da premiação, pois agregam nada ao VMB.

As novidades do VMB 2009 são bem inusitadas. A Mtv jogou com a “cabeça” e aproveitou o boom do twitter e o ganho de credibilidade dos blogs e outros meios virtuais para premiar aqueles que foram mais requisitados em seu meio (perdoe-me o duplo sentido), eles estão representados na categoria de Melhor Blog e Melhor Twitter (tendo a chance da fiel colocar o Mano Meneses como vencedor de melhor Twitter, seria no mínimo engraçado)

Pitty, Nx Zero e Skank já figuram como grandes favoritos da noite. A Pitty lidera o número de indicações, com a marca impressionante de seis indicações em nove possíveis. A baiana já pode colocar o troféu de melhor vocal debaixo do braço, pois toda vez que disputou o premio Pitty o ganhou e o fez valer ao vivo (a Bahia é demais ^^). Skank volta a ser concorrente forte. Os mineiros não impressionaram em nada com o novo single, mas mesmo assim estão concorrendo em quatro categorias e podem juntar as estatuetas do VMB 2009 a outras várias ganhadas ao longo dos anos. O NxZero não impressiona quanto ao número de indicações, são apenas duas, mas ganharam o melhor prêmio da noite nos últimos dois anos e são grandes favoritos a repetir a dose (haja fã desocupada).

O VMB 2009 tem os ingredientes necessários para recuperar parte do glamour perdido com o tempo, desde 2006 seus apresentadores pecaram bastante, coisa que não deve acontecer com Marcelo Adnet, que vem se mostrando um dos melhores comediantes dessa nova geração do humor nacional. A grande premiação acontecerá no dia primeiro de Outubro e até lá nós só temos duas coisas a fazer:

Votar bastante nos indicados merecedores de tal premiação e acessar bastante o Lost Machine e fazer dele um indicado ao VMB 2010. Abraços

>>> www.mtv.com.br/vmb <<<

6 comentários:

Elder Henrique disse...

Eu acho q o VMB perdeu a credibilidade quando começou a deixar a audiência decidir a maioria das categorias, pois como vc disse, não ganha o melhor, mas sim quem tem mais fãs desocupadas (leia-se Pitty, NX0 e Fresno).

Pra mim, a unica categoria com Vox Populi tinha de ser Escolha da Audiência.

demiangm disse...

Concordo com o Elder. Público só decide quem é o mais "controlado pela gravadora".

E para mim a qualidade da Pitty é praticamente nula!

Para mim mtv quer ser uma boa Tv e ter um bom prêmio, mas tem medo de perder audiência.

Unknown disse...

concordo com os caras ai de cima!
'a unica categoria com Vox Populi tinha de ser Escolha da Audiência.'
seria, pelo menos, mais justo.

Jéssica Fagian disse...

Pra mim, a mtv virou uma fabrica d modismo faz algum tempo ja.
tem algumas bandas indicatas qu ja estao manjadas no VMB..todo ano a mesma banda ganha o mesmo premio perde a graça. Se nx zero ganhaa..eu juro q eu desisto ¬ ¬"

Dango Costa disse...

Marcelo Adnet vai salvar o VMB?? Ele é péssimo!!! A Cicareli tinha mais graça que ele.

Dango Costa disse...

Por isso o Premio Brasileiro de Música hoje tem mais valor que o VMB. VMB é premiação pra agradar quem tem mais fãs.